14 março 2017

Cânion Itaimbezinho - Cambará do Sul

Uma formação rochosa de 130 milhões de anos, é isso que encontramos no Parque Nacional dos Aparados da Serra na cidade de Cambará do Sul/RS. O cânion, denominado Itaimbezinho devido a origem do Tupi-Guarani, é um dos maiores do Brasil chegando a quase 6.000 metros de extensão.


Passando por uma estrada de terra, a qual pode ser de difícil acesso em dias chuvosos, chegamos no Parque. O Aparados da Serra conta com estacionamento para ônibus e carros, além de uma central de atendimento para os visitantes com banheiros e informações turísticas. Nessa central há guias que acompanham os visitantes nas trilhas; lembrando que o parque possui três trilhas: duas de fácil acesso, podendo ser feita sem guia e outra que passa pelo interior do cânion perto da cachoeira, essa um pouco arriscada e feita somente com o guia local


Como mencionado, o Itaimbezinho possui três trilhas; a trilha do vértice com saída do centro de visitantes que com menos de uma hora de caminhada se alcança a borda do cânion, chegando até a cascata das Andorinhas; a trilha do cotovelo, um pouco maior e com saída até as 15h00, leva a um mirante que é possível observar uma visão geral do cânion; a trilha do rio do boi, permite acesso no interior do cânion e é longa, começa na cidade de Praia Grande e é feita com o guia local. 


Vale lembrar que o lugar é um pólo de ecoturismo, então não se assuste se encontrar uma curicaca ou uma gralha azul por lá. Eu, por exemplo, quando fiz a trilha do vértice, me deparei com uma gralha azul pertinho de mim. E, claro, aproveitei para fotografar muito!


É importante visitar o lugar com calma, pois em meio a natureza há muitos detalhes presentes. Com a grandeza do lugar é fácil se perder observando e se perguntando se realmente é real a paisagem, devido a sua perfeição. No dia que visitei, felizmente, o céu estava azul, não tinha neblina e a temperatura amena; resultando em um dia lindo e especial. Para visitar o parque é necessário pagar R$ 7,00 e o estacionamento custa R$ 5,00 para carros e R$ 10,00 para ônibus; lembrando que isso é pouco para as maravilhas que estarão te esperando quando alcançar o final da trilha do cotovelo. Não esqueça sua água e algum lanche se quiser, pois não há lancheria no parque; e, claro, nem pense em esquecer sua câmera!

33 comentários:

  1. Nossa! Que lugar lindo! Não sabia que tinha algo parecido no Brasil. Maravilhoso! Um beijo.
    www.karolinanava.com

    ResponderExcluir
  2. Amiga, que lindo esse lugar! Nosso Brasil é maravilhoso, tem tanta coisa bonita pra visitar, né? Espero um dia conhecer! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que lugar maravilindo, sou louca por trilhas, na realidade por viagens kkk, já vou colocar ai como um dos meus futuros destinos pra fazer essas tres trilhas <3
    www.isaindica.com

    ResponderExcluir
  4. queria ter o privilegio de conhecer lugares tão lindo como esse, fiquei encantada com essa paisagem,já tinha ouvido valar sobre essas ilha mais não tinha visto foto ainda .
    http://divacrespa.com/

    ResponderExcluir
  5. Menina, estou apaixonada por esse lugar. Essas fotos me encantaram demaisss, até então não o conhecia, nem por fotos, agora já quero ir pra conhecer. Quando o money não estiver faltando e eu começar a planejar minhas viagens pelo Brazil, este lugar com certeza estará na minha lista para visitar.

    ResponderExcluir
  6. Que lugar incrível! Eu tenho uma vontade imensa uma viagem assim, explorando a natureza, deve ser uma experiência inesquecível. Espero um dia conseguir fazer. Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Que lugar maravilhoso!!!! Estou completamente apaixonada

    ResponderExcluir
  8. Só de olhar essa altura já me estremeci todinha aqui, morro de medo de altura mas acho que não perderia a oportunidade de vistar um maravilha dessas, que lugar! Amei o post, muito informativo e as fotos estão lindas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Que lugar lindo bateu até uma vontade de conhecer pena que é muito longe moro no interior, as suas fotos ficaram muito boas, só teria medo da altura mas isso a gente enfrenta pra ter essa paisagem maravilhosa. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olha só o tempo de existência dessas rochas minha nossa que lugar maravilhoso, entrará na minha lista de viagens pelo Brasil. Essa altura dele não é nada agradável rsrs para quem morre de medo de altura acho que não coloca bem o pé aí, quem gosta de fazer trilhas com certeza vai amar esse lugar pelo fato de ter acesso a 3 trilhas.

    ResponderExcluir
  11. Nossa que lugar incrível, sou doida pra conhecer lugares assim com história antigas, muito bom post parabéns

    ResponderExcluir
  12. Ualll q lugar lindooooo, e o melhor de tudo no Brasil, as fotos ficaram maravilhosa. Parabéns 👏👏👏

    ResponderExcluir
  13. Nossa que lugar é esse Meus Deus! Deus é muito perfeito, criou as coisas tudo lindo😻♥. Não sabia que existia um lugar no Brasil! Mas adorei esse post♥😻

    ResponderExcluir
  14. Nossa, Eduarda!! Estou impressionada com esse lugar, com toda certeza vou colocar na minha lista de lugares pra visitar e farei no mínimo três visitas pra conseguir aproveitar as três trilhas. O lugar é realmente maravilhoso, nem sabia que tinha cânion aqui no Brasil.

    Beijos

    Refração Cultural

    ResponderExcluir
  15. Uau que lugar maravilhoso! Adoro lugares que possui muita natureza assim, são muito bons para nos tranquilizar, e meditar, deixa uma paz maravilhosa! Amei!Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Genteee que maravilha, o nosso Brasil é perfeito mesmo, porém muitas vezes não nos damos a oportunidade de conhecer as belezas que ele nos oferece ♥

    ResponderExcluir
  17. Que lindo esse lugar 😍 nunca tinha ouvido falar, e ele é tão lindo, para nós ver como somos desatualizadas. Parace ser tão gostoso ir para aí 😍 aí parabéns princesa, sucesso para você e seu blog!!

    ResponderExcluir
  18. Nossa que lugar maravilhoso! A geografia do mundo sempre é tão bela, não entendo por que as pessoas não costuma dar valor para as pequenas coisas, assim como uma vista maravilhosa.
    Beijinhos.
    http://www.espertinhas.com

    ResponderExcluir
  19. Que lugar maravilhoso! Eu não conheço a região sul do Brasil e estou vendo que estou perdendo paisagens magníficas! Parece paisagem de novela. Vou tentar programar as próximas férias para o RS ;) bjs

    ResponderExcluir
  20. Nossa que lugar lindo !
    Lindas fotos ,gosto muito de conhecer lugares assim
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Que lugar maravilhoso, super quero conhecer. Vou mostrar para o boyfriend para planejarmos uma viagem hahahaha
    beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  22. Que lugar lindo de morrer! Achei legal ter várias trilhas, apesar de eu ter um pouco de medo de fazer e encontrar animais selvagens (pássaros eu não tenho medo, mas se me aparece uma cobra ou uma aranha, me seguraaaa hahahah).
    Você deu sorte de pegar um dia lindo e propício pra fazer esse passeio, hein? Que vista!
    Beijos <3

    www.madamices.com

    ResponderExcluir
  23. Que lindo esse lugar. Eu não conhecia, mas é realmente extraordinário de lindo. Adorei real oficial! haha Beijos!

    ResponderExcluir
  24. O lugar é maravilhoso, não conhecia o lugar, quem sabe seja uma próxima viagem. Muito bom o post, amei <3

    ResponderExcluir
  25. Apaixonada por essa paisagem maravilhosa!
    Apesar de não ter um espirito aventureiro, gostaria muito de visitar o canion, agora só falta a coragem mesmo haha
    Adorei as fotos <3

    ResponderExcluir
  26. Eu moro no Mato Grosso, e aqui é recheado de belezas naturais, são eles os lugares onde vamos curtir um fim de semana e tal. Sei como é conhecer a maravilha da natureza, é incrível como ela sempre tem algo legal pra nos mostrar. Outro clima, outro vibe, eu gosto muito!

    www.brendanathieli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Gente que lugar lindo eu amei, deu uma vontade de conhecer.

    Beijos Tati <3

    ResponderExcluir
  28. Que lugar mágico,queria ter um espírito aventureiro, para conhecer o mundo! amei esse lugar.

    ResponderExcluir
  29. Que lugar lindo em .
    amei deu vontade de
    conhecer .

    ResponderExcluir
  30. Que tuuuuudo! E pra falar, moro há 1 hora mais ou menos de Cambará! Hahaha, moro em Caxias do Sul, aqui também tem algumas coisas legais de se visitar, bela viagem que você fez :*

    ResponderExcluir
  31. Nossa! Fiquei apaixonada por esse lugar! Lindo demais da conta. Já até coloquei na minha lista. Ótimo lugar!
    Beijos!
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir

© Eduarda Graff | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.